Domingo, 2 de Março de 2008

Notícias 02

 
Manuel dos Santos Maia na escola
 
Conforme prometido, o artista plástico Manuel dos Santos Maia veio à nossa escola para falar connosco. O primeiro encontro foi muito breve e aconteceu, como já contámos, durante as inaugurações de Novembro.
Para aproveitarmos o melhor possível a sua presença, ficámos na sala de aula. No princípio estávamos um bocado nervosos e ele também! Mas o gosto que tem pelo que faz e o prazer que tem de o partilhar com outros tornou a conversa muito útil e agradável.
Falou do seu percurso como artista, do processo de produção e exposição dos projectos. Percebemos que produzir é mais do que fazer: há muito trabalho prévio que antecede a produção de uma obra. Chamou a atenção para a importância dos registos escritos durante todo o processo de elaboração. Este aspecto mereceu, por parte de muitos de nós, alguma admiração.
Referiu o papel dos portefólios que acompanha o artista e a importância dos blogs como um meio de divulgar as obras dos artistas, as suas reflexões, os seus projectos.
 
   
     
Sobre Miguel Bombarda abordou entusiasmadamente os diferentes aspectos e potencialidades da área. O projecto petit Cabanon, que já abordámos no nosso blog, mereceu explicações particulares. Percebemos que está muito ligado a este projecto.
Reflectiu connosco sobre os problemas da zona, sobre as relações entre as galerias os lojistas, e outras instituições da zona: o Museu Soares dos Reis e a galeria do Palácio.
Afirmou estar disponível para nos apoiar no que precisarmos. Agradecemos muito!

Apresentações dos projectos

 

No passado dia 12 apresentámos os nossos projectos: no anfiteatro da escola, as turmas dos cursos de ciências sociais e humanas, juntaram-se. Em 5 minutos, cada grupo tinha de expor os objectivos do projecto, actividades desenvolvidas e propostas de trabalho para o futuro.
Foi uma experiência importante porque tivemos de fazer um exercício nada fácil: em pouco tempo mostrar o que fizemos e o que queremos fazer. Usámos o powerpoint para apoiar a nossa exposição oral. Correu bem apesar dos nervos! No dia 14 foi a vez das turmas de ciências e tecnologias.
Foi uma boa experiência para treinarmos e para conhecermos os outros projectos e dar a conhecer o nosso. Achámos que a nossa proposta agradou aos alunos e professores presentes.
artigo do grupo bombarte às 21:50
link do post | comentar | favorito
|

> 12ºJ - Esc. Sec. Filipa de Vilhena

> Julho 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


> Links

> últimos posts

> Nós em notícia

> Fomos ao jornal Público!

> Ganhámos!

> Propostas

> Gatos e gatas

> BBI - Breve Bilhete de Id...

> BBI - Breve Bilhete de Id...

> MB na ESFV

> Socorro!

> Reportagem

> arquivo

> Julho 2008

> Junho 2008

> Maio 2008

> Abril 2008

> Março 2008

> Fevereiro 2008

> Janeiro 2008

> Dezembro 2007

> Pesquisa

 

> Circuito Cultural Miguel Bombarda

Free Image Hosting at www.ImageShack.us

» Mapa do Circuito Cultural Miguel Bombarda

(clicar na imagem ou no link para ver em tamanho maior)
RSS
RSS